Pular para o conteúdo principal

Os sãos não precisam de médico

"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
(...) Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9:12,13)

Esses versículos, como muitos outros, resumem de forma bem clara toda a obra de Jesus Cristo na terra. Porém, ainda existem os que gostam de complicar as coisas, colocando fardos pesados sobre os crentes. Mas os que dão ouvidos ao Espírito Santo são levados de volta à simplicidade e  praticidade do Evangelho.

É interessante como Jesus age conosco: ATRAVÉS DA FÉ que temos nEle. Ou seja, todo aquele que nEle crê é bem vindo para estar com Ele e receber de volta a comunhão com Deus Pai, independente do seu estado. Elas não precisavam ter feito nada no mundo natural para Lhe agradar. A única coisa que alegrava o Mestre era ver fé no coração do povo.

No contexto do trecho bíblico, temos o relato de Jesus à mesa com publicanos e pecadores, pessoas que eram julgadas e marginalizadas pela sociedade hipócrita, governada pelos fariseus, a raça de víboras. Aquelas pessoas eram de fato culpadas das acusações contra elas: pecadoras, pobres, sujas, promíscuas, ignorantes, ladrões, uns "pobres coitados"! Entretanto, o que atraía Jesus a elas era o fato de que elas reconheciam seu próprio estado, diferentemente dos fariseus e saduceus, que mascaravam seu interior com belos discursos, roupas pomposas, e uma espiritualidade aparentemente impecável. Oh! Mas diante deles estava Aquele que sonda o coração do homem e os conhecia muito bem!

A mensagem aqui é clara e simples: Jesus é o Salvador do mundo e precisamos crer nEle para sermos salvos! "Mas a pessoa tem que deixar o pecado para ir pro Céu." Sim, claro. Porém, sozinho, o homem não consegue deixar o pecado, do mesmo modo que sozinho, nenhum doente terminal se cura. É preciso passar por Jesus primeiro, pois só Ele é o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29). A religião tem complicado as coisas ao inverterem a ordem delas. A ordem que funciona é 1) crer em Jesus, e 2) Ele nos perdoa os pecados e nos salva. Muitos ainda crêem que Jesus não se aproxima do perdido sem que este tenha abandonado suas práticas pecaminosas.

Essa mentira, no entanto, cai por terra, pois somente para exemplificar, em João 4, é o Senhor Jesus que se aproxima de uma mulher adúltera, que já tivera cinco maridos e vivia com outro homem, que não era dela. Ele que foi atrás dos 12 discípulos, quando eles ainda viviam no pecado.

Quando Jesus disse que não precisam de médicos os sãos, mas os doentes, Ele não quis dizer que realmente havia alguém são, pois todos estavam doentes pelo pecado... porém, nem todos reconheciam esse fato. O Senhor é o médico que vai atrás dos doentes e os cura sem burocracia, sem pedir nada em troca. 

Não queiramos ser dignos de receber algo dEle, porque nenhum homem o é. Os que servem a Deus através da Lei Mosaica, estão inutilmente tentando por si mesmos alcançar a salvação e as bênçãos de Deus. Estão tentando alcançar uma dignidade impossível ao homem. De fato, ter a salvação através da Lei é como ter câncer e tomar remédios para dor de cabeça. Ignorar ou não perceber a enfermidade só a torna pior. Mas a boa nova é que Jesus veio para curar o homem do pecado e lhe dar a dignidade. Aquele que justifica a si mesmo nada encontrará além de vergonha, mas o que se reconhece como pecador alcançará misericórdia e será justificado diante de Deus.

Uma vez que reconhecemos nossa condição de pecado, o Senhor vem e aplica o Seu precioso Sangue que evita a morte eterna, e segue, através do Espírito Santo, tirando as sequelas que a enfermidade do pecado deixou em nós.

Graça e Paz

Seu irmão Leo Francisco






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astutos como a serpente e simples como a pomba

Ao dizer essas palavras, Jesus alertou seus seguidores de que eles seriam perseguidos e maltratados por causa da pregação do Evangelho. Por isso, eles deveriam ser astutos como a serpente. Mas isso não quer dizer ser esperto ou enganador. Significa estar atento e cauteloso. Como cristãos, devemos buscar viver de forma honesta e correta. Se formos obedientes à Palavra de Deus, muitas pessoas ficarão incomodadas com o nosso testemunho e tentarão sujar a nossa imagem e testar a nossa fé. Por isso Jesus disse que nós devemos também ser simples como as pombas. Mas isso não quer dizer que devemos ser bobos. Significa que tudo o que o inimigo fizer contra nós, não precisamos recorrer às mesmas atitudes, pois sabemos que a vingança pertence a Deus (Leia Romanos 12:19-21). Ao tentarmos revidar, às vezes até para nos defender, podemos cair em pecado. Por isso é tão importante agirmos como as pombas. Sempre que você estiver sendo atacado e zombado pela sua fé, peça a Deus sabedor

Derramarei água sobre o sedento

"Derramarei água sobre o sedento." Isaías 44.3 Quando o crente entra em um pobre e infeliz estado em suas emoções, tenta frequentemente sair dele por meio do castigo de si mesmo, com temores obscuros e dolorosos. Esta não é a maneira de um crente levantar-se do pó, e sim de continuar nele. No princípio da vida cristã, não foi a lei e sim o evangelho que salvou a alma sedenta; portanto, não é a servidão à lei e sim a liberdade do evangelho que pode reanimar o crente abatido. Não  é o temor que traz o crente prostrado de volta a Deus, mas sim os cortejos do amor que o cativam a chegar bem perto de Jesus. Você está sedento pelo Deus vivo? Está insatisfeito por não poder encontrá-Lo para que seja o deleite de sua alma? Você perdeu a alegria de sua fé? Esta é a sua oração: “Restitui-me a alegria da tua salvação” (Salmos 51.12)? Você também está consciente de que é estéril como a terra seca e de que não está produzindo fruto para Deus (ver Romanos 7.4), o fruto que Ele es

Como se achegar a Deus?

Onde está Deus? Ele forma tudo, as coisas que existem são formadas dentro dele, e Ele é um espírito. Deus não se limita a tempo nem a espaço, de maneira que "nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis"(Cl 1:16). Como se achegar até ele? Como somos o mesmo ser que ele, também somos espírito, podemos nos interagir da forma como ele é, no mesmo grau. Podemos ter um vínculo com ele no mesmo nível, que é de maior profundidade do que o vínculo que a gente pode ter sendo homens carnais, e a maior proximidade que podemos ter é um abraço, um aperto de mão ou algo do tipo. Também temos uma alma, que pode se ligar de uma forma mais profunda - em comparação com a alma - com outra pessoa, em suas emoções, sentir de uma maneira mais íntima o que o outro está passando. Se ligar a essa pessoa através dos sentimentos. E por fim o nosso espírito, que é chamado por Pedro de "homem interior do coração"(1 Pe 3:4), que é a ma