Pular para o conteúdo principal

A resposta é se achegar a Deus

"Disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do Senhor, pois ouviu as vossas murmurações." (Êxodo 16:9)

O contexto desse versículo é que os israelitas tinham acabado de sair do Egito e estavam no deserto. Porém, o povo sentiu fome e começou a murmurar. Mas a lei ainda não tinha sido dada. Deus estava tentanto se relacionar com o povo através da sua Graça. Mesmo murmurando de tudo, a resposta ao povo foi "Chegai-vos à presença do Senhor". Como isso é maravilhoso! Naquele tempo, a graça ainda não tinha sido completamente derramada sobre o homem porque Cristo ainda não tinha pagado e preço de sangue pelos nossos pecados, mas mesmo assim, a solução para os problemas do povo era se achegar a Deus. É na presença Dele e na comunhão com Ele que conhecemos o Seu amor e com isso a certeza de que Ele está cuidando de nós. É contemplando a Sua beleza, que a feiúra das situações perdem seu poder de nos amedrontar. Se ouvirmos a sua voz, nos acheguemos a Ele, sem medo, sem expectativa de punição, sem consciência de pecado, porque Cristo tomou sobre si por completo o castigo que era nosso, e não há mais castigo para quem está em Cristo.

Outro fato interessante nesse versículo é que era para o povo se achegar a Deus "pois [Ele] ouviu as vossas murmurações". Uau! Entendo que Deus, por causa da misericórdia e graça, ignorou a murmuração do povo e os ouviu. O fato de eles não estarem ainda debaixo da lei nos faz entender que o amor cobre a multidão de pecados. Somente através do amor e da graça é que conseguimos entender isso. Mas isso quer dizer que podemos continuar murmurando sobre os problemas que temos porque Deus é amor? De maneira nenhuma - e hoje muito menos, porque já fomos abençoados em Cristo! Isso quer dizer que mesmo que o povo falhou em seu entendimento sobre Deus e na confiança para com o Eu Sou, Ele agiu com graça e misericórdia e os ouviu. Ele os ouviu e lhes respondeu. O fato é que o Pai tinha uma promessa com Abraão, Isaque e Jacó e Ele não estava pensando em desistir dela por causa da rebeldia do povo - Ele queria levá-la adiante, até realizá-la; do contrário, Ele negaria a Si mesmo. Como essa promessa foi baseada totalmente na fidelidade de Deus, nada que o homem fizesse faria Deus desistir dela. Deus queria mostrar-se como um Deus gracioso para o seu povo, e queria que Eles se achegassem a Ele para os conduzir à terra prometida e ser seu Deus eternamente.

Sabemos que o povo falhou e preferiu a lei para se relacionar com Deus, mas a lei só mostrou o quanto afastados estavam e eles não se mantiveram nela. Para mostrar Seu amor e fidelidade, Deus enviou Seu filho para o mundo para ser o sacrifício que possibilitaria que estivéssemos, não apenas perto Dele, mas sempre Nele e Ele sempre em nós! Aleluia!

Seu irmão, Leo Francisco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astutos como a serpente e simples como a pomba

Ao dizer essas palavras, Jesus alertou seus seguidores de que eles seriam perseguidos e maltratados por causa da pregação do Evangelho. Por isso, eles deveriam ser astutos como a serpente. Mas isso não quer dizer ser esperto ou enganador. Significa estar atento e cauteloso. Como cristãos, devemos buscar viver de forma honesta e correta. Se formos obedientes à Palavra de Deus, muitas pessoas ficarão incomodadas com o nosso testemunho e tentarão sujar a nossa imagem e testar a nossa fé. Por isso Jesus disse que nós devemos também ser simples como as pombas. Mas isso não quer dizer que devemos ser bobos. Significa que tudo o que o inimigo fizer contra nós, não precisamos recorrer às mesmas atitudes, pois sabemos que a vingança pertence a Deus (Leia Romanos 12:19-21). Ao tentarmos revidar, às vezes até para nos defender, podemos cair em pecado. Por isso é tão importante agirmos como as pombas. Sempre que você estiver sendo atacado e zombado pela sua fé, peça a Deus sabedor

Derramarei água sobre o sedento

"Derramarei água sobre o sedento." Isaías 44.3 Quando o crente entra em um pobre e infeliz estado em suas emoções, tenta frequentemente sair dele por meio do castigo de si mesmo, com temores obscuros e dolorosos. Esta não é a maneira de um crente levantar-se do pó, e sim de continuar nele. No princípio da vida cristã, não foi a lei e sim o evangelho que salvou a alma sedenta; portanto, não é a servidão à lei e sim a liberdade do evangelho que pode reanimar o crente abatido. Não  é o temor que traz o crente prostrado de volta a Deus, mas sim os cortejos do amor que o cativam a chegar bem perto de Jesus. Você está sedento pelo Deus vivo? Está insatisfeito por não poder encontrá-Lo para que seja o deleite de sua alma? Você perdeu a alegria de sua fé? Esta é a sua oração: “Restitui-me a alegria da tua salvação” (Salmos 51.12)? Você também está consciente de que é estéril como a terra seca e de que não está produzindo fruto para Deus (ver Romanos 7.4), o fruto que Ele es

Como se achegar a Deus?

Onde está Deus? Ele forma tudo, as coisas que existem são formadas dentro dele, e Ele é um espírito. Deus não se limita a tempo nem a espaço, de maneira que "nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis"(Cl 1:16). Como se achegar até ele? Como somos o mesmo ser que ele, também somos espírito, podemos nos interagir da forma como ele é, no mesmo grau. Podemos ter um vínculo com ele no mesmo nível, que é de maior profundidade do que o vínculo que a gente pode ter sendo homens carnais, e a maior proximidade que podemos ter é um abraço, um aperto de mão ou algo do tipo. Também temos uma alma, que pode se ligar de uma forma mais profunda - em comparação com a alma - com outra pessoa, em suas emoções, sentir de uma maneira mais íntima o que o outro está passando. Se ligar a essa pessoa através dos sentimentos. E por fim o nosso espírito, que é chamado por Pedro de "homem interior do coração"(1 Pe 3:4), que é a ma