Vagner Nunes
No artigo de hoje, vamos arrumar mais algumas "gavetas espirituais", para que possamos crescer no conhecimento revelado do Deus a quem servimos.
DE DEUS PODE VIR PUNIÇÕES E MALDIÇÃO?
Esta dúvida é muito comum no meio da igreja. Se lermos a Bíblia na dependência da revelação do Espírito Santo, constataremos que a natureza de Deus é ÚNICA. Ele jamais lança algum mal contra qualquer ser humano, por pior que ele seja. A maldição é uma consequência da desobediência. Enquanto a "mão" do Senhor estiver sobre o homem, jamais haverá maldição; o problema é quando o homem sai de debaixo desta "mão". Por exemplo: Se você não quitar sua conta em dia, você será punido com uma multa. É neste entendimento que às vezes ocorrem situações desagradáveis conosco, pois não cumprimos com a nossa parte nesta aliança em que vivemos com Deus; porém, não é Ele quem nos pune, mas nós mesmos: "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. POIS O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM COLHERÁ. Quem semeia para a sua carne, DA CARNE COLHERÁ DESTRUIÇÃO; mas quem semeia para o Espírito, DO ESPÍRITO COLHERÁ A VIDA ETERNA" (Gl 6:7-8); "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora ESCOLHAM A VIDA, para que vocês e os seus filhos vivam..." Dt 30:19
SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS: A VIDA OU A MORTE; A BENÇÃO OU A MALDIÇÃO!
Foi a morte e a maldição a escolha de Adão e Eva. Antes de desobedecerem a Deus, eles viviam com saúde perfeita, em plena união com Deus, com todas as coisas contribuindo para o bem deles; porém, quando pecaram a maldição foi estabelecida na vida deles e de seus descendentes até Jesus. Então, foi Deus quem os amaldiçoou? CLARO QUE NÃO!!! Foram eles mesmos, que deram lugar ao diabo, o qual os amaldiçoou. Foi o diabo que estabeleceu as desgraças neste mundo e não Deus. Foi Adão que entregou o domínio à satanás.
Vamos entender um pouco de interpretação bíblica...
Na Bíblia está escrito que Deus lança enfermidades; que o espírito da parte de Deus atormentou Saul; que Deus criou o mal; que Deus castiga, etc. Sabemos que a língua original em que foi escrito o antigo testamento foi o hebraico, e a língua original do novo testamento, o grego. No vocabulário grego, uma única palavra traz muitos significados, por exemplo: "PALAVRA" no grego tem dois significados: 1.LOGOS e 2. RHEMA.
LOGOS é a Palavra de Deus escrita; é a letra; o conhecimento natural do que a Bíblia diz. A Bíblia na sua totalidade é a palavra (logos) de Deus. É uma revelação completa, geral da vontade de Deus para o ser humano, por exemplo: "Santifica-os na verdade, a tua PALAVRA (LOGOS) é a verdade" (Jo 17:17); "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a PALAVRA (LOGOS) da verdade". 2 Tm 2:15
RHEMA é a palavra FALADA; é uma revelação do Espírito Santo ao nosso coração para uma situação específica em que estamos vivendo, por exemplo: "Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua PALAVRA (RHEMA)". Lc 1:38 – Esta PALAVRA (RHEMA) foi direcionada apenas para uma pessoa, a saber, Maria. Ela foi a única pessoa em toda a história da humanidade que engravidou do Espírito Santo. Outro exemplo da palavra Rhema: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda PALAVRA (RHEMA) que sai da BOCA de Deus." Mt 4:4
Entenderam a diferença? Então, quando o tradutor da Bíblia traduz do grego para o português, ele traduz LOGOS e RHEMA apenas como "PALAVRA"; mas esta "PALAVRA" não tem um único significado. Faltam palavras na língua portuguesa para descrever o significado de LOGOS e RHEMA, sendo traduzidas por uma única palavra: "PALAVRA".
O que dizer da palavra que conhecemos como AMOR? No grego há quatro significados para amor, diferentes uns dos outros; porém, o tradutor da Bíblia os traduz com uma única palavra: "AMOR". A palavra AMOR traduzida para o português, do grego, tem os seguintes significados:
1. EROS: Amor sensual entre marido e mulher. Daí surge a palavra erótico;
2. PHILEO: Amor aos amigos, à família e à comunidade; Daí surge a palavra filantropia (amor humano);
3. STORGE: Amor doméstico, ou seja, amor entre os cônjuges e entre pais e filhos;
4. ÁGAPE: Amor incondicional de Deus.
São significados diferentes, mas que são traduzidas para o português como uma única palavra: AMOR. Nossa língua portuguesa limita os reais significados das palavras gregas. Agora, vamos ao hebraico:
As traduções dos verbos, os quais dizem que Deus é o causador dos males e que envia maldições, etc., estão equivocadas. O dr. Robert Young, autor de Hints to Bible interpretation (Sugestões para a interpretação bíblica), indica que no hebraico original, o verbo é usado no SENTIDO PERMISSIVO MAIS DO QUE CAUSATIVO. Existem muitos textos na Bíblia em que os tradutores usaram sempre o verbo no modo causativo ao invés do permissivo, vejamos alguns exemplos:
"Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu o Senhor, faço todas essas coisas".
Is 45:7
"E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e o atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor". 1 Sm 16:14
"O Senhor mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer..." Dt 28:20
Na realidade a tradução mais correta seria: O Senhor PERMITIRÁ que sejas ferido; o Senhor PERMITIRÁ que venha esta maldição sobre ti; o Senhor PERMITIU as trevas... Basta meditar na causa das desgraças de Jó e quem foi o autor delas, a saber, SATANÁS:
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus?, respondeu Satanás. Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui ESTÁ NAS SUAS MÃOS; apenas não encoste um dedo nele (para matá-lo). Então Satanás saiu da presença do Senhor". Jó 1:9-12
Quem enviou as desgraças à Jó? Foi Deus? NÃO!!! Foi satanás!!!! DEUS PERMITIU!
E o que dizer destas traduções:
"E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá". 2 Sm 24: 1
"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel". 1 Cr 21: 1
Quem incitou Davi? Foi Deus ou satanás? Ambos os versos descrevem a MESMA situação, mas com interpretações diferentes dos autores.
Servimos a um Deus Santo, e o pecado não confessado e abandonado, afasta as bençãos, que são frutos da obediência. As consequências não são de Deus, mas da desobediência do homem. Então, juntando os dois textos, aprendemos que o Senhor PERMITIU (NÃO CAUSOU, MAS PERMITIU) que satanás incitasse a Davi a numerar Israel, por causa da desobediência.
Vimos nos exemplos citados algo totalmente contrário a essência e ao caráter de Deus: "Crio o mal", "um espírito mal da parte do Senhor" e ainda "O Senhor mandará sobre ti a maldição". TAIS COISAS SÃO ABSURDAS.
Visto que nossa língua não tem um tempo permissivo correspondente, os verbos foram traduzidos no CAUSATIVO, fazendo-nos acreditar muitas vezes em um Deus que comete maldades, vingativo e sempre disposto a punir. Mas não, sabemos que DEUS É AMOR! 1 Jo 4:8
A maioria dos intérpretes da Bíblia não atentaram para o caráter de Deus, que SEMPRE É BOM, talvez por desconhecimento, afinal, muitos deles sequer eram novas criaturas...
O fato é que a Bíblia sem a inspiração do Espírito Santo não passa de letra, e sabemos que a letra mata, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA (2 Co 3:6). Por isso que devemos nos encher do Espírito Santo continuamente, para que Ele nos revele e vivifique progressivamente as Escrituras no nosso coração.
Jesus foi nesta terra a EXATA EXPRESSÃO do Pai (Hb 1:3); ele não realizou nada que não fosse da vontade de Deus (Hb 10:9) e em nenhum momento lemos nos evangelhos que Jesus puniu ou castigou alguém; pelo contrário, lemos que Jesus foi a exata expressão do Amor e da compaixão de Deus pelas pessoas. Jesus tratou com amor até mesmo a Judas, no momento em que este o traia dizendo: "AMIGO, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam". Mt 26:50. Note que Jesus não chamou Judas de traidor e safado, mas de AMIGO, mesmo sendo traído. Eu tenho plena convicção que se Judas tivesse se arrependido ele seria salvo; porém, não foi Jesus quem o condenou, mas ele próprio, o qual tirou sua própria vida.
Então, irmãos, O CARÁTER IMUTÁVEL DE DEUS É AMOR!
Este trecho da Palavra encerra esta questão: "Não erreis, meus amados irmãos. TODA A BOA DÁDIVA E TODO O DOM PERFEITO vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO". Tg 1:16-17
DEUS NÃO MUDA (Ml 3:6); ELE É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE. (Hb 13:8)
"O SENHOR É BOM, e o que fazes é BOM..." Sl 119:68 – O texto está bem claro: O SENHOR É BOM E O QUE ELE FAZ É SEMPRE BOM, NUNCA O MAU.
Portanto, de Deus só vem coisas boas, afinal, sua vontade é BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA (Rm 12:2) e seus planos NÃO NOS CAUSAM DANOS (Jr 29:11).
O diabo sim, é que veio para matar, roubar e destruir; mas o nosso Deus veio para nos dar EXATAMENTE O CONTRÁRIO: VIDA, E EM ABUNDÂNCIA!!! Jo 10:10
ESSE É O NOSSO DEUS!!!
Vagner Nunes:
Comentários
Postar um comentário